NORMAS INTERNAS DO MPB
TERMO DE OPÇÃO POR NORMAS 2025.1
NORMAS INTERNAS DO MPB A PARTIR DE 2025
REGULAMENTO DO CURSO
ORIENTAÇÕES PARA ESCREVER AS DISSERTAÇÕES
REGRAS DO MODELO DE TESES E DISSERTAÇÕES – FATED
Matrícula no MPB
A matrícula dos aprovados na seleção será feita no sistema da UFRJ (SIGA) pela secretaria de Pós-Graduação após a entrega da documentação referente de matrícula pele alune.
Inscrição em Disciplinas
Nos dois primeiros semestres serão oferecidas as disciplinas obrigatórias.
O calendário de disciplinas oferecidas será divulgado pela secretaria de pós-graduação no início de cada semestre.
A inscrição em disciplinas é realizada pelo próprio aluno, duas vezes ao ano conforme o calendário semestral disponibilizado pela pró-reitoria Pró Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) no site do SIGA (https://intranet.ufrj.br) ou via formulário interno, quando este for disponibilizado pela secretaria de pós-graduação.
Escolha de orientadores
O discente terá o prazo máximo de 6 (seis) meses após a sua matrícula para se vincular a um orientador(a) cadastrado no MPB. O prazo para inclusão de um(a) segundo(a) orientador(a) ou de um(a) coorientador(a) é de até 12 (doze) meses, após a data da matrícula. A inclusão de orientador (es) e co-orientador deverá ser feita por formulário próprio e encaminhado a CPGP, para aprovação.
Orientadores não credenciados no MPB deverão fazer primeiro sua solicitação de credenciamento, utilizando o formulário: “solicitação de credenciamento para orientação” e encaminhar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Somente após a aprovação do credenciamento pela CPGP que a oficialização da orientação poderá ser requisitada.
Defesa do Projeto de Dissertação
A defesa do projeto de dissertação é obrigatória e deverá ser realizado em até 8 meses após a matrícula.
A inscrição na disciplina MPB 711- Projeto de Dissertação é mandatória no segundo semestre do curso.
Caso o (a) discente não realize a defesa até o final do segundo semestre, será conferido o conceito “D” à disciplina MPB 711.
A análise do projeto de dissertação será realizada por banca examinadora, com o intuito de verificar sua relevância, originalidade, exequibilidade e conhecimentos de bibliografia. A banca será composta por 3 (três) membros titulares, dos quais ao menos 1 (um) será membro titular interno ao MPB, e até 2 (dois) membros titulares externos ao MPB, e 1 (um) membro suplente interno ao MPB. Todas as bancas devem ser previamente aprovadas pela CPGP.
O discente deverá fazer uma apresentação oral de 20 a 30 minutos, seguida de uma discussão. Cada membro da banca dispõe de até 40 minutos para realização da arguição do(a) estudante baseado em sua exposição oral e texto encaminhado anteriormente para a Banca. A presença do(a) orientador(a) é obrigatória.
Em caso de defesa híbrida, o estudante deverá encaminhar o link da sala virtual para a secretaria de pós-graduação com um prazo mínimo de 7 dias úteis antes da data agendada. O agendamento da sala deverá ser feita pelo aluno pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Exame de língua inglesa
O exame de língua Inglesa é oferecido semestralmente. Para o mestrado, o exame consta de tradução/interpretação de texto. Os candidatos que obtiveram grau igual ou superior a 7,0 na prova de inglês durante o processo de seleção ficarão isentos da prova de inglês.
Carga Horária Mínima para obtenção do título
Para completar o curso, o aluno precisa cumprir 360 horas em disciplinas.
As disciplinas estão divididas em 3 grupos:
(i) ciclo básico com disciplinas obrigatórias para todas as ênfases (mínimo de 120h);
(ii) ciclo específico com disciplinas da ênfase escolhida pelo aluno (mínimo de 60h);
(iii) disciplinas de livre escolha pelo aluno, podendo estas serem do próprio MPB (disciplinas eletivas) ou de outros programas de pós-graduação externo à UFRJ, desde que reconhecidas pela CAPES e pertinentes à ênfase escolhida pelo discente. No caso de disciplinas externas a UFRJ, deverá ter a concordância do(a) orientador(a) apresentada por escrito, e ser no limite máximo de 30% da carga horária total. As ementas e notas das disciplinas externas à UFRJ deverão ser encaminhadas à CPGP para sua validação. Isto deverá ser feito com o prazo mínimo de 30 dias antes de encaminhar a solicitação de aprovação de banca para a defesa da dissertação.
Trancamento de matrícula
O estudante não poderá trancar a matrícula no 1° período.
O estudante só poderá solicitar trancamento de matrícula, com a concordância do orientador, por um período máximo de 6 (seis) meses consecutivos ou não.
Prévia da Dissertação
Este exame consiste na apresentação oral do trabalho desenvolvido relacionado à dissertação do discente e será avaliado por uma banca examinadora, com o intuito de verificar sua relevância, originalidade, qualidade científica, resultados obtidos, produto gerado e adequação ao escopo de uma dissertação profissional.
O estudante fará uma apresentação oral de aproximadamente 30-40 minutos, seguida de uma discussão/arguição. Cada membro da banca dispõe de até 40 minutos para realização da arguição do estudante. A presença do(a) orientador(a) é obrigatória.
As prévias de dissertações somente poderão ser realizadas após:
• Aprovação na defesa do Projeto de Dissertação
O(A) orientador(a) ou discente deverá enviar à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. o formulário para aprovação de Banca de Prévia devidamente preenchida e assinado. A banca deve ser composta por 03 (três) examinadores titulares e 01(um) suplente, sendo permitido até 01 (um) membros titular externo ao MPB. O suplente deverá obrigatoriamente ser um membro interno do MPB.
Após aprovação pela CPGP, o agendamento da prévia e reserva de sala são de responsabilidade do discente em acordo com o(s) orientador(es) e os membros da banca.
Em caso de defesa híbrida, o estudante deverá encaminhar o link da sala virtual para a secretaria de pós-graduação com um prazo mínimo de 7 dias úteis antes da data agendada.
Defesa de Dissertação
O Curso de Mestrado Profissional de Formação para a Pesquisa Biomédica do IBCCF terá duração mínima de 12 (doze meses) e máxima de 36 (trinta e seis meses) contando a partir da data da matrícula, incluindo o desenvolvimento e defesa da dissertação de mestrado.
Para a defesa da dissertação, o estudante deverá: ter cumprido a carga horária mínima; ter obtido CRA mínimo de 2,0; ter defendido o projeto de dissertação ao final de 12 (doze) meses; ter demonstrado proficiência na língua inglesa e ter aprovação de sua dissertação em revisão prévia.
Após a defesa, o discente deve preencher o “Formulário envio do produto final da dissertação” (link no site na aba formulários), enviando a versão revisada e atualizada do produto de sua dissertação baseado no modelo disponível no site.
Composição das Bancas
As bancas examinadoras do projeto, prévia e defesa da dissertação serão compostas por membros titulares e membros suplentes.
Todos os membros da banca examinadora, titulares e suplentes, deverão ter o grau de Doutor, ou equivalente, nos casos reconhecidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, permitido à CPGP aprovar a participação de membro não Doutor, com ou sem grau de Mestre, em bancas examinadoras de mestrado profissional, desde que devidamente justificados pelo orientador e aprovado pela CPGP
A banca de Projeto de Tese será composta por 3 (três) membros titulares, dos quais ao menos 1 (um) será membro titular interno ao MPB, e até 2 (dois) membros titulares externos ao MPB, e 1 (um) membro suplente interno ao MPB.
A banca de Prévia de Dissertação deverá ser composta por 03 (três) examinadores titulares e 01(um) suplente, sendo permitido até 01 (um) membro titular externo ao MPB, o suplente deverá obrigatoriamente ser um membro interno do MPB.
A banca de Defesa de Dissertação deverá ser composta por 03 (três) examinadores titulares, sendo necessária ao menos 01 (um) membro externo ao quadro de orientadores do MPB e ao menos 01 (um) membro interno ao MPB. A banca deverá conter ainda um revisor que compõe o quadro de orientadores do MPB e 02 (dois) suplentes, sendo, obrigatoriamente, um interno e um externo ao quadro de orientadores do MPB.
Todos os membros das bancas não devem ter atuado na orientação e/ou elaboração do trabalho. Não podendo ter artigos publicados e/ou resumos de congresso com o discente, nos últimos 2 anos.
Prorrogação Excepcional
O estudante poderá requerer a prorrogação de sua matrícula, desde que endossado pelo seu orientador. Verificar a documentação necessária abaixo.
A primeira prorrogação de matrícula poderá ser concedida pelo prazo máximo de 6 (seis) meses, após o período regular de 24 (vinte e quatro) meses. Esta solicitação deverá ser feita com 30 (trinta) dias de antecedência do prazo de 24 (vinte e quatro) meses a contar a data da matrícula, ou seja, ao 23º mês após a matrícula. A primeira prorrogação será avaliada pela coordenação e deve ser encaminhada ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., podendo ser concedida ou não.
A prorrogação após 30 (trinta) poderá ser concedida pelo prazo máximo de 6 (seis) meses. Esta deve ser solicitada no 28º (vigésimo oitavo) mês junto a secretaria de pós-graduação e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. que encaminhará o processo à CPGP e haverá avaliação de parecerista por professor que compõe o corpo de orientadores do MPB. Esta solicitação e o parecer serão julgados pela CPGP que poderá, ou não, acatá-la.
Documentos necessários para prorrogação excepcional:
§ Solicitação do aluno com justificativa acompanhada dos necessários documentos comprobatórios
§ Relatório do aluno com respeito às atividades de pesquisa já desenvolvidas e diretamente relacionadas a elaboração da Dissertação (contendo introdução, objetivos, justificativa, resultados obtidos e esperados, referências)
§ Plano de trabalho referente ao prazo solicitado
§ Parecer circunstanciado do orientador, incluindo informações relativas ao estágio de desenvolvimento da tese e ao plano proposto
§ Histórico escolar