eua brasil brasil

Lupa.png

NORMAS INTERNAS DO MPB

12 06 MPB Icon Pdf V1TERMO DE OPÇÃO POR NORMAS 2025.1

12 06 MPB Icon Pdf V1NORMAS INTERNAS DO MPB A PARTIR DE 2025

12 06 MPB Icon Pdf V1NORMAS INTERNAS DO MPB 2024

REGULAMENTO DO CURSO

12 06 MPB Icon Pdf V1REGULAMENTO MPB

ORIENTAÇÕES PARA ESCREVER AS DISSERTAÇÕES

REGRAS DO MODELO DE TESES E DISSERTAÇÕES – FATED

12 06 MPB Icon word V1INSTRUÇÕES PARA ENTREGA DO ARQUIVO CONTENDO O PRODUTO FINAL DA DISSERTAÇÃO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DE FORMAÇÃO PARA A PESQUISA BIOMÉDICA

Matrícula no MPB

A matrícula dos aprovados na seleção será feita no sistema da UFRJ (SIGA) pela secretaria de Pós-Graduação após a entrega da documentação referente de matrícula pele alune.

Inscrição em Disciplinas

Nos dois primeiros semestres serão oferecidas as disciplinas obrigatórias.

O calendário de disciplinas oferecidas será divulgado pela secretaria de pós-graduação no início de cada semestre.

A inscrição em disciplinas é realizada pelo próprio aluno, duas vezes ao ano conforme o calendário semestral disponibilizado pela pró-reitoria Pró Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) no site do SIGA (https://intranet.ufrj.br) ou via formulário interno, quando este for disponibilizado pela secretaria de pós-graduação.

Escolha de orientadores

O discente terá o prazo máximo de 6 (seis) meses após a sua matrícula para se vincular a um orientador(a) cadastrado no MPB. O prazo para inclusão de um(a) segundo(a) orientador(a) ou de um(a) coorientador(a) é de até 12 (doze) meses, após a data da matrícula. A inclusão de orientador (es) e co-orientador deverá ser feita por formulário próprio e encaminhado a CPGP, para aprovação.

Orientadores não credenciados no MPB deverão fazer primeiro sua solicitação de credenciamento, utilizando o formulário: “solicitação de credenciamento para orientação” e encaminhar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Somente após a aprovação do credenciamento pela CPGP que a oficialização da orientação poderá ser requisitada.

Defesa do Projeto de Dissertação

A defesa do projeto de dissertação é obrigatória e deverá ser realizado em até 8 meses após a matrícula.
A inscrição na disciplina MPB 711- Projeto de Dissertação é mandatória no segundo semestre do curso.
Caso o (a) discente não realize a defesa até o final do segundo semestre, será conferido o conceito “D” à disciplina MPB 711.
A análise do projeto de dissertação será realizada por banca examinadora, com o intuito de verificar sua relevância, originalidade, exequibilidade e conhecimentos de bibliografia. A banca será composta por 3 (três) membros titulares, dos quais ao menos 1 (um) será membro titular interno ao MPB, e até 2 (dois) membros titulares externos ao MPB, e 1 (um) membro suplente interno ao MPB. Todas as bancas devem ser previamente aprovadas pela CPGP.

O discente deverá fazer uma apresentação oral de 20 a 30 minutos, seguida de uma discussão. Cada membro da banca dispõe de até 40 minutos para realização da arguição do(a) estudante baseado em sua exposição oral e texto encaminhado anteriormente para a Banca. A presença do(a) orientador(a) é obrigatória.
Em caso de defesa híbrida, o estudante deverá encaminhar o link da sala virtual para a secretaria de pós-graduação com um prazo mínimo de 7 dias úteis antes da data agendada. O agendamento da sala deverá ser feita pelo aluno pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Exame de língua inglesa

O exame de língua Inglesa é oferecido semestralmente. Para o mestrado, o exame consta de tradução/interpretação de texto. Os candidatos que obtiveram grau igual ou superior a 7,0 na prova de inglês durante o processo de seleção ficarão isentos da prova de inglês.

Carga Horária Mínima para obtenção do título

Para completar o curso, o aluno precisa cumprir 360 horas em disciplinas.

As disciplinas estão divididas em 3 grupos:

(i) ciclo básico com disciplinas obrigatórias para todas as ênfases (mínimo de 120h);
(ii) ciclo específico com disciplinas da ênfase escolhida pelo aluno (mínimo de 60h);
(iii) disciplinas de livre escolha pelo aluno, podendo estas serem do próprio MPB (disciplinas eletivas) ou de outros programas de pós-graduação externo à UFRJ, desde que reconhecidas pela CAPES e pertinentes à ênfase escolhida pelo discente. No caso de disciplinas externas a UFRJ, deverá ter a concordância do(a) orientador(a) apresentada por escrito, e ser no limite máximo de 30% da carga horária total. As ementas e notas das disciplinas externas à UFRJ deverão ser encaminhadas à CPGP para sua validação. Isto deverá ser feito com o prazo mínimo de 30 dias antes de encaminhar a solicitação de aprovação de banca para a defesa da dissertação.

Trancamento de matrícula

O estudante não poderá trancar a matrícula no 1° período.

O estudante só poderá solicitar trancamento de matrícula, com a concordância do orientador, por um período máximo de 6 (seis) meses consecutivos ou não.

Prévia da Dissertação

Este exame consiste na apresentação oral do trabalho desenvolvido relacionado à dissertação do discente e será avaliado por uma banca examinadora, com o intuito de verificar sua relevância, originalidade, qualidade científica, resultados obtidos, produto gerado e adequação ao escopo de uma dissertação profissional.

O estudante fará uma apresentação oral de aproximadamente 30-40 minutos, seguida de uma discussão/arguição. Cada membro da banca dispõe de até 40 minutos para realização da arguição do estudante. A presença do(a) orientador(a) é obrigatória.

As prévias de dissertações somente poderão ser realizadas após:
• Aprovação na defesa do Projeto de Dissertação

O(A) orientador(a) ou discente deverá enviar à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. o formulário para aprovação de Banca de Prévia devidamente preenchida e assinado. A banca deve ser composta por 03 (três) examinadores titulares e 01(um) suplente, sendo permitido até 01 (um) membros titular externo ao MPB. O suplente deverá obrigatoriamente ser um membro interno do MPB.

Após aprovação pela CPGP, o agendamento da prévia e reserva de sala são de responsabilidade do discente em acordo com o(s) orientador(es) e os membros da banca.

Em caso de defesa híbrida, o estudante deverá encaminhar o link da sala virtual para a secretaria de pós-graduação com um prazo mínimo de 7 dias úteis antes da data agendada.

Defesa de Dissertação

O Curso de Mestrado Profissional de Formação para a Pesquisa Biomédica do IBCCF terá duração mínima de 12 (doze meses) e máxima de 36 (trinta e seis meses) contando a partir da data da matrícula, incluindo o desenvolvimento e defesa da dissertação de mestrado.

Para a defesa da dissertação, o estudante deverá: ter cumprido a carga horária mínima; ter obtido CRA mínimo de 2,0; ter defendido o projeto de dissertação ao final de 12 (doze) meses; ter demonstrado proficiência na língua inglesa e ter aprovação de sua dissertação em revisão prévia. 

Após a defesa, o discente deve preencher o “Formulário envio do produto final da dissertação” (link no site na aba formulários), enviando a versão revisada e atualizada do produto de sua dissertação baseado no modelo disponível no site.

Composição das Bancas

As bancas examinadoras do projeto, prévia e defesa da dissertação serão compostas por membros titulares e membros suplentes.

Todos os membros da banca examinadora, titulares e suplentes, deverão ter o grau de Doutor, ou equivalente, nos casos reconhecidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, permitido à CPGP aprovar a participação de membro não Doutor, com ou sem grau de Mestre, em bancas examinadoras de mestrado profissional, desde que devidamente justificados pelo orientador e aprovado pela CPGP

A banca de Projeto de Tese será composta por 3 (três) membros titulares, dos quais ao menos 1 (um) será membro titular interno ao MPB, e até 2 (dois) membros titulares externos ao MPB, e 1 (um) membro suplente interno ao MPB.

A banca de Prévia de Dissertação deverá ser composta por 03 (três) examinadores titulares e 01(um) suplente, sendo permitido até 01 (um) membro titular externo ao MPB, o suplente deverá obrigatoriamente ser um membro interno do MPB.

A banca de Defesa de Dissertação deverá ser composta por 03 (três) examinadores titulares, sendo necessária ao menos 01 (um) membro externo ao quadro de orientadores do MPB e ao menos 01 (um) membro interno ao MPB. A banca deverá conter ainda um revisor que compõe o quadro de orientadores do MPB e 02 (dois) suplentes, sendo, obrigatoriamente, um interno e um externo ao quadro de orientadores do MPB.

Todos os membros das bancas não devem ter atuado na orientação e/ou elaboração do trabalho. Não podendo ter artigos publicados e/ou resumos de congresso com o discente, nos últimos 2 anos.

Prorrogação Excepcional

O estudante poderá requerer a prorrogação de sua matrícula, desde que endossado pelo seu orientador. Verificar a documentação necessária abaixo.

A primeira prorrogação de matrícula poderá ser concedida pelo prazo máximo de 6 (seis) meses, após o período regular de 24 (vinte e quatro) meses. Esta solicitação deverá ser feita com 30 (trinta) dias de antecedência do prazo de 24 (vinte e quatro) meses a contar a data da matrícula, ou seja, ao 23º mês após a matrícula. A primeira prorrogação será avaliada pela coordenação e deve ser encaminhada ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., podendo ser concedida ou não.

A prorrogação após 30 (trinta) poderá ser concedida pelo prazo máximo de 6 (seis) meses. Esta deve ser solicitada no 28º (vigésimo oitavo) mês junto a secretaria de pós-graduação e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. que encaminhará o processo à CPGP e haverá avaliação de parecerista por professor que compõe o corpo de orientadores do MPB. Esta solicitação e o parecer serão julgados pela CPGP que poderá, ou não, acatá-la.

Documentos necessários para prorrogação excepcional:

§ Solicitação do aluno com justificativa acompanhada dos necessários documentos comprobatórios

§ Relatório do aluno com respeito às atividades de pesquisa já desenvolvidas e diretamente relacionadas a elaboração da Dissertação (contendo introdução, objetivos, justificativa, resultados obtidos e esperados, referências)

§ Plano de trabalho referente ao prazo solicitado

§ Parecer circunstanciado do orientador, incluindo informações relativas ao estágio de desenvolvimento da tese e ao plano proposto

§ Histórico escolar

Topo