Ênfase relacionada aos estudos ligados à fertilidade masculina e feminino em estudos clínicos e em modelos animais de pesquisa. As linhas de pesquisa em reprodução assistida humana e animal investigam técnicas como fertilização in vitro e inseminação artificial. Parte dos objetivos são aprimorar os métodos de concepção, aumentar as taxas de sucesso e compreender os fatores que influenciam a fertilidade.
Docentes da Linha de Pesquisa
Marcel Frajblat
O Laboratório de Inovação em Reprodução Assistida tem como objetivo impulsionar a inovação voltada ao desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e conhecimento para serem aplicados no ambiente de laboratórios de reprodução assistida humana. Na área de modelagem animal, buscamos criar processos, procedimentos e tecnologias que promovam a produção de animais de maneira mais eficiente e com alta qualidade, sempre priorizando o bem-estar animal.
Saiba mais sobre o Prof. AQUI!
Tania Ortiga
No Laboratório de Endocrinologia Translacional, nossas linhas de pesquisa são direcionadas para a fisiologia endócrina e a fisiologia da reprodução. Como modelos experimentais, temos: camundongos, cultura de células e linhas de pesquisas que lidam diretamente com pacientes com alterações endócrinas e reprodutivas.
Dentro da ênfase de Reprodução Assistida do Mestrado Profissional, a Professora Tânia Ortiga atua em parcerias com Clínicas de Reprodução Assistida que tragam profissionais interessados em desenvolver projetos dentro desta área em seu local de trabalho.
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Cherley Borba Vieira de Andrade
Atua na área de endocrinologia, fisiologia muscular e envelhecimento. Tem expertise em cultivo celular, manipulação animal e biologia molecular, com ênfase em qPCR. Atua na área de reprodução animal e humana, endocrinologia. Tem experiência nas áreas de Biologia Celular e Molecular, Microscopia Eletrônica de Transmissão e Varredura, Histologia e Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: placenta humana e murina, transportadores ABC e de nutrientes, fígado, pâncreas e sistema muscular murino.
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Mariana Boechat de Abreu
Docente do IBCCF/UFRJ e vice- coordenadora da Comissão de ética para Uso de Animais da UFRJ. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Clínica e Reprodução Animal pela Universidade Federal Fluminense (2008), doutorado em Medicina y cirurgía Animal - Universidad Complutense de Madrid (2012) e Mestrado de ciência e Bem-Estar Animal da Universidade Autônoma de Barcelona (2019). Vinculada ao mestrado profissional para pesquisa Biomédica do IBCCF/UFRJ, orientadora na ênfase de “Fisiologia Aplicada à prática médica e translacional” e desenvolve pesquisa nas áreas de Dor e Hiperalgesia Induzida por Opioides, Refinamento em ciências de animais de laboratório e metodologia da pesquisa e reprodutibilidade na pesquisa biomédica. Colaboradora em pesquisa na Universidad Complutense de Madrid e no Instituto de ciência e tecnologia em Biomodelos (ICTB, Fiocruz). Ministra cursos na área de ciência de animais de laboratório no Brasil e Panamá. Faz parte da equipe coordenadora da Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade(https://www.reprodutibilidade.bio.br/) desde 2019 e participa da Rede Brasileira de Reprodutibilidade desde 2023. Faz parte da equipe coordenadora da Brazilian Reproducibility Initiative in preclinical Systematic review and meta-Analysis (BRISA).
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Luiz Augusto Giordano
Saiba mais sobre o Prof. AQUI!



