eua brasil brasil

Lupa.png

 Klena Sarges Marrvaz da Silva 

faixa roxa

13 06 MPB Claudia Fernanda Pesquisadora Titular em Saúde Pública no Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ). Pesquisadora do INCT em Modelagem de Doenças Humanas Complexas com Plataformas 3D (Model3D). Líder do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência em Animais de Laboratório (Diretório Lattes/CNPq). Médica veterinária, com mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará e doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. MBA em Tendências e Inovações pela UniRitter. Desenvolve soluções tecnológicas inovadoras para redução, substituição e refinamento na experimentação animal. Coordena os projetos para desenvolvimento de meninas em CTI HackGirls e Logadas.

lattes Lattes


Linhas de Pesquisa: 

Biotecnologia, bioinformática, inovação

Agentes infecciosos, diagnóstico e modelos experimentais

Fernanda Ferreira Cruz

faixa roxa

13 06 MPB Claudia Fernanda Professora Adjunta no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora B do CNPq (Pq2: 2019-2025). Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, desde 2019). Membro da Rede Naciona de Terapias Avançadas (RENETA, desde 2020). Membro da diretoria (segunda tesoureira) da Associação Brasileira de terapia Celular e Gênica (ABTCEL-Gen) Gestão 2021-2023 e 2023-2025. Orientadora permanente da pós-graduação em Ciências Biológicas - Fisiologia (conceito 7) IBCCF, UFRJ e da Pós-graduação em Clínica Médica (conceito 7), Faculdade de Medicina, UFRJ. Médica (cum laude) graduada pela Faculdade de Medicina da UFRJ (2011/02). Doutora em Ciências Biológicas (Fisiologia), IBCCF, UFRJ (2013). Pós-doutorado em medicina regenerativa e bioengenharia, de 2013 a 2014, na Faculdade de Medicina da Universidade de Vermont (Estados Unidos). Pós doutorado no IBCCF, UFRJ (Bolsa Jovens Talentos - CNPq, 2014-2017; Bolsa Nota Dez - FAPERJ, 2017-2018). Laureada com prêmio Loréal-Unesco-ABC para Mulheres na Ciência 2018. Foi eleita membro afiliada ao Programa Jovens Lideranças Médicas da Academia Nacional de Medicina (2015-2020) e membro do Young Physician Leaders da Interacademies Partnership for Health desde 2019. Membro da Comissão de Atenção à Saúde Mental dos Alunos do IBCCF, UFRJ. Foi chefe do Programa de Medicina Regenerativa, IBCCF, UFRJ (2019 a 2022). Foi Membro da diretoria (Tesoureira) da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) Gestão 2021-2022. Conselho Fiscal FESBE (2023-2024). Conselho Fiscal SBFis (2024-2025). Lidera projetos clínicos em busca de biomarcadores associados a diagnóstico, gravidade, prognóstico e responsividade terapêutica em doenças pulmonares, destacando-se as doenças intersticiais pulmonares, asma, DPOC e câncer de pulmão; além de estudos translacionais explorando as células mesenquimais estromais, vesículas extracelulares e mitocôndrias como estratégia terapêutica em pneumologia. Mãe do Liam (12/2022).

lattes Lattes


Linhas de Pesquisa: 

Fisiologia aplicada à prática médica e translacional

Saúde única: integração meio ambiente, saúde humana e animal

 

Johnatas Dutra Silva

faixa roxa

13 06 MPB Claudia Fernanda Professor Adjunto do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, com ampla experiência em Fisiologia Respiratória e Terapias Avançadas para Doenças Pulmonares. Atuou como Marie Curie Research Fellow na Queen’s University Belfast e realizou pós-doutorado no IBCCF-UFRJ, investigando o papel de células-tronco mesenquimais e suas vesículas extracelulares na disfunção mitocondrial, senescência celular e inflamação pulmonar. Doutor e mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela UFRJ, com doutorado sanduíche na Hungria, é graduado em Fisioterapia. Domina técnicas avançadas em modelos 3D, biologia molecular e análise funcional pulmonar. Atua no ensino de Bases Morfofuncionais, na formação de pesquisadores e em ações de extensão voltadas à integração entre ciência e sociedade.

lattes Lattes


Linhas de Pesquisa: 

Fisiologia aplicada à prática médica e translacional
Difusão Científica, gestão e sociedade

 

Luzia da Silva Sampaio

faixa roxa

13 06 MPB Claudia Fernanda Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2008). Mestre e Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica - 2018 e 2014) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ). Realizou Doutorado Sanduíche no Endocannabinoid Research Group, Consiglio Nazionale delle Ricerche, Pozzuoli – Nápoles, Itália. Possui Pós-doutorados no IBCCF/UFRJ: como bolsista PNPD/CAPES nas modalidades Fisiologia, como bolsista FAPERJ Nota 10 e FAPERJ sênior na modalidade biofísica, com ênfase em Neurociências. Sua pesquisa dedica-se intensamente ao estudo do sistema endocanabinoide e da farmacologia de fitocanabinoides e produtos derivados de Cannabis, investigando sua atuação em doenças neurológicas, renais e metabólicas. Projetos incluem a avaliação da resposta a produtos de Cannabis em modelos pré-clínicos de transtornos do neurodesenvolvimento e neurológicos, bem como a caracterização do sistema endocanabinoide em lesões renais. Possui expertise em sinalização celular, modulação de proteínas cinases, neurotransmissores e transportadores, e no papel de moléculas lipídicas bioativas. Atua como Colaboradora Voluntária no IBCCF/UFRJ e co-orienta alunos de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. É Coordenadora e Membro do Grupo Técnico de Trabalho de Cannabis do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ). Atua como especialista em discussões regulatórias sobre produtos de Cannabis. Fundadora e coordenadora do TimeCannabis, um projeto de divulgação científica da UFRJ, criado para combater o desconhecimento e a desinformação sobre o uso terapêutico de produtos à base de Cannabis e a fisiologia do Sistema Endocanabinoide. Desenvolve produtos profissionais como escalas de avaliação, protocolos clínicos e guias de boas práticas, com impacto na prática clínica e nas políticas públicas de saúde.

lattes Lattes

Linhas de Pesquisa: 

Fisiologia aplicada à prática médica e translacional
Difusão Científica, gestão e sociedade

Erika Negreiros Gonçalves

faixa roxa

13 06 MPB Allan CezarProfessora Adjunta do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (IBCCF/UFRJ) e Coordenadora do Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (EMCCF), Museu Universitário de Ciência e Tecnologia do IBCCF. Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UERJ, Mestrado e Doutorado em Ciências Morfológicas pela UFRJ, Pós-Doutorado pela UFRJ e Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pela Fiocruz. Atua como Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery e Instituto de Atenção Básica São Francisco de Assis da UFRJ-CEP EEAN/HESFA/UFRJ, Membro da Coordenação de Acervos Científicos, Artísticos e Culturais do CCS, Integrante do Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural-SIMAP, Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (MP-EGeD/IBqM), Coordenadora de Extensão do IBCCF, Coordenadora do Programa Transdisciplinar de Ciências, Ensino, Cultura e Sociedade do IBCCF (PTCECS/IBCCF) e docente colaboradora do Mestrado Profissional de Formação para a Pesquisa Biomédica do IBCCF (MPB/IBCCF). Tem experiência na área de Divulgação Científica e Extensão, com ênfase em História da Ciência, Educação não formal em Museus e Patrimônio de Ciência e Tecnologia.

lattes Lattes


Linhas de Pesquisa: 

Difusão Científica, gestão e sociedade

 

Topo