A ênfase se dedica à pesquisa de soluções inovadoras para problemas biológico utilizando ferramentas de Biotecnologia e bioinformática. Bem como participar da visão de inovação em Biociências para o avanço social.
Docentes da Linha de Pesquisa
Marlon Lemos Dias
O Dr. Marlon Lemos Dias atua nas grandes áreas de bioengenharia, medicina regenerativa e fisiologia hepática e gastrointestinal. Seus estudos se concentram no uso dos arcabouços acelulares oriundos do processo de descelularização com o objetivo de eliminar o problema crescente da escassez de fígados para transplante. O seu interesse de investigação está no desenvolvimento de novas tecnologias para a substituição de órgãos, utilizando abordagens de medicina regenerativa como o transplante de fígados descelularizados, a recelularização in vivo, o cultivo 3D, os organóides e a produção de hidrogéis baseados em matriz extracelular.
Saiba mais sobre o Prof. AQUI!
Aislan de Carvalho Vivarini
Estudo da dinâmica mitocondrial como plataforma de sinalização imunológica na interação Leishmania-célula hospedeira. A linha de pesquisa do Laboratório de Biologia Molecular Mitocondrial sediado no Departamento de Biologia Celular e Molecular, Instituto de Biologia, na Universidade Federal Fluminense (UFF), baseia-se nos estudos moleculares, celulares e imunológicos na interação entre macrófagos e protozoários, com enfoque na dinâmica e participação mitocondrial como organela mediadora de sinalizações intracelulares.
O laboratório utiliza-se de técnicas de manipulação de ácidos nucleicos, quantificação de RNAs e proteínas, além do estudo observacional das células por diferentes microscopias. Apesar da vasta experiência nessas metodologias, algumas modificações protocolares ainda precisam ser padronizadas para obtermos um melhor resultado experimental. Com isso, o laboratório busca compreender como o metabolismo celular e a programação metabólica das mitocôndrias são traduzidos em respostas imunes inatas, podendo ser relevante para uma ampla gama de doenças humanas, inclusive as parasitoses.
Saiba mais sobre o Prof. AQUI!
Rosana Bizon Vieira Carias
Objetivos da linha de pesquisa: Desenvolver atividades tecnológicas e científicas na área de biologia celular, com ênfase em metodologias de cultivo primário de células e ensaios de controle de qualidade celular, aplicáveis a toxicologia in vitro e medicina regenerativa; Elaborar e conduzir estudos pré-clínicos com uso de modelos de cultivo celular in vitro; Fornecer produtos obtidos a partir de células e tecidos humanos para a pesquisa clínica translacional; Fornecer produtos obtidos através de terapia celular para a pesquisa clínica translacional.
Possui graduação em Farmácia com habilitação em Farmácia Industrial (1996) e Mestrado em Ciências Morfológicas (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) (2017). Desde 2017, é Professora Adjunta da Faculdade de Medicina de Petrópolis / Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (FMP/UNIFASE) e Pesquisadora do Laboratório de Medicina Regenerativa FMP/UNIFASE. Na Pós-Graduação, é orientadora do curso pós-graduação stricto sensu na modalidade profissional Formação para a Pesquisa Biomédica (MPB) do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade federal do Rio de Janeiro (IBCCF-UFRJ), do PPGBiotec do INMETRO e do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO). Atualmente, é membro da Comissão de Ética no Uso de Animais da UNIFASE e da Comissão de Implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Campus. Atua no planejamento de ambientes limpos para o processamento de células e Produtos de Terapias Avançadas, em atendimento às normas regulamentadoras relacionadas.
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Marcel Frajblat
O Laboratório de Inovação em Reprodução Assistida tem como objetivo impulsionar a inovação voltada ao desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e conhecimento para serem aplicados no ambiente de laboratórios de reprodução assistida humana. Na área de modelagem animal, buscamos criar processos, procedimentos e tecnologias que promovam a produção de animais de maneira mais eficiente e com alta qualidade, sempre priorizando o bem-estar animal.
Saiba mais sobre o Prof. AQUI!
Graciela Maria Dias
Trabalho com análise de genomas, metagenomas e transcriptomas para uma melhor compreensão dos microrganismos e suas relações evolutivas e as interações com o ecossistema. Estas abordagens podem trazer avanços em diferentes campos, tais como taxonomia microbiana, aplicações biotecnológicas, estudos de patogenicidade, busca de genes de resistência antimicrobiana, bioprospecção de fármacos contribuindo coletivamente para a integração entre saúde animal, vegetal e ambiental.
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Cristina Henriques
Desenvolvimento de Biomodelos experimentais base de estudo para a pesquisa básica, e para testes pré-clínicos de avaliação de compostos e vacinas. O biomodelo envolve a associação de espécies de Leishmania e de cepas de Leishmania e T. cruzi com o modelo animal mais apropriado, capaz de reproduzir algum aspecto da doença ou mesmo as características fisiopatológicas da doença em humanos. Hamsters ou camundongos são os animais mais utilizados, infectados com Leishmania ou Trypanosoma cruzi expressando proteínas capazes de emitir bioluminescência ou fluorescência, permitindo rastrear e acompanhar a infecção ao longo do tempo.
A infecção tem impacto na progressão e manutenção da doença, portanto, a via de administração do inóculo, assim como a quantidade e a forma biológicas do protozoário fazem parte do protocolo validado e do modelo experimental desenvolvido. O desenvolvimento de biomodelos experimentais é considerado estratégico e importante para a inovação em pesquisa e na produção em saúde.
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Fabio Gomes
Nosso grupo está dedicado ao estudo das interações patógeno-hospedeiro, com foco em insetos transmissores de doenças como mosquitos Anopheles e Aedes, além dos parasitos e vírus relacionados com as doenças transmitidas por esses vetores. Minhas investigações abrangem mecanismos de imunidade inata e memória imunológica em mosquitos, e o impacto de doenças metabólicas do hospedeiro vertebrado sobre a transmissão de doenças. Nossos estudos compreendem ainda outros aspectos do metabolismo e fisiologia celular de protozoários, insetos e mamíferos, incluindo o metabolismo de polifosfato e patologia de doenças. Para tais objetivos, nosso grupo utiliza técnicas de manejo de animais, bioquímica, biologia molecular e biologia celular, empregando ainda técnicas de imageamento por microscopia eletrônica e de fluorescência. Colaboramos também com pesquisadores de outras áreas para integração de minhas linhas de pesquisas com abordagens ômicas (metabolômica, proteômica e transcriptômica), modelagem matemático e epidemiológico, e refinamento de técnicas de transgênese.
Saiba mais sobre o Prof. AQUI!
Julianna Dias Zeidler
Procuro alunos e empresas interessadas em atuar na interface entre a pesquisa básica e aplicada, com foco no diagnóstico de doenças infecciosas por técnicas moleculares e/ou dosagem de metabólitos por ensaio enzimático. Nosso objetivo é desenvolver novas abordagens que possam ser implementadas tanto na pesquisa científica quanto no mercado de diagnósticos. A colaboração com empresas parceiras é fundamental para impulsionar a inovação e garantir que os avanços científicos se traduzam em benefícios para a sociedade.
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Daniela Uziel
Daniela Uziel é formada em Medicina pela UFRJ, tem doutorado em Ciências pelo Instituto de Biofísica e em Políticas Públicas pelo Instituto de Economia e é professora da UFRJ desde 2002. Desde 2017, vem se dedicando ao ensino de Inovação e de Empreendedorismo e, em parceria com outros colegas, recebeu o prêmio de educação empreendedora do Sebrae (rodada regional) em 2019. Seu foco de atuação e de pesquisa envolve os vários aspectos da interação academia-indústria, tendo produzido recentemente um painel de Empresas Fundadas por Alumni da UFRJ. Atualmente é Diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica da instituição (InovaUFRJ) e fomenta a parceria da academia com o setor produtivo através de convênios, transferências de tecnologia e outros dispositivos disponíveis.
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
José Procópio Senna
Tem experiência na área de Imunobiológicos, com ênfase em microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: bactérias multirresistentes, desenvolvimento de imunoterapia passiva - anticorpos monoclonais terapêuticos, vacinas e aptâmeros para o tratamento, identificação e profilaxia de bactérias multirresistentes aos antimicrobianos.
Saiba mais sobre o Prof. AQUI!
Bartira Rossi Bergmann
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Diego Allonso Rodrigues dos Santos da Silva
Saiba mais sobre o Prof. AQUI!
Allan Cezar de Azevedo Martins
Saiba mais sobre o Prof. AQUI!



