Ênfase voltada ao estudo das alterações fisiológicas na saúde e na doença, avalia como princípios fisiológicos podem ser utilizados para aprimorar diagnósticos e tratamentos. Foca na integração de dados clínicos e laboratoriais, visando desenvolver terapias personalizadas e melhorar a compreensão das doenças, promovendo aprimoramento de resultados na saúde dos pacientes.
Docentes da Linha de Pesquisa
Marlon Lemos Dias
O Dr. Marlon Lemos Dias atua nas grandes áreas de bioengenharia, medicina regenerativa e fisiologia hepática e gastrointestinal. Seus estudos se concentram no uso dos arcabouços acelulares oriundos do processo de descelularização com o objetivo de eliminar o problema crescente da escassez de fígados para transplante. O seu interesse de investigação está no desenvolvimento de novas tecnologias para a substituição de órgãos, utilizando abordagens de medicina regenerativa como o transplante de fígados descelularizados, a recelularização in vivo, o cultivo 3D, os organóides e a produção de hidrogéis baseados em matriz extracelular.
Saiba mais sobre o Prof. AQUI!
Flavia Fonseca Bloise
A Profa. Flavia Fonseca Bloise está lotada no Laboratório de Endocrinologia Translacional do IBCCF onde atua em temas de difusão científica, biologia molecular, cultivo celular, fisiologia e estudos translacionais associados às miopatias e ao envelhecimento. Usa abordagens de biologia molecular, manipulação animal e cultivo celular para estudar a interrelação do sistema endócrino, inflamação com a fisiologia do músculo esquelético no contexto de sepse e no envelhecimento.
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Rosana Bizon Vieira Carias
Objetivos da linha de pesquisa: Desenvolver atividades tecnológicas e científicas na área de biologia celular, com ênfase em metodologias de cultivo primário de células e ensaios de controle de qualidade celular, aplicáveis a toxicologia in vitro e medicina regenerativa; Elaborar e conduzir estudos pré-clínicos com uso de modelos de cultivo celular in vitro; Fornecer produtos obtidos a partir de células e tecidos humanos para a pesquisa clínica translacional; Fornecer produtos obtidos através de terapia celular para a pesquisa clínica translacional.
Possui graduação em Farmácia com habilitação em Farmácia Industrial (1996) e Mestrado em Ciências Morfológicas (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) (2017). Desde 2017, é Professora Adjunta da Faculdade de Medicina de Petrópolis / Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (FMP/UNIFASE) e Pesquisadora do Laboratório de Medicina Regenerativa FMP/UNIFASE. Na Pós-Graduação, é orientadora do curso pós-graduação stricto sensu na modalidade profissional Formação para a Pesquisa Biomédica (MPB) do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade federal do Rio de Janeiro (IBCCF-UFRJ), do PPGBiotec do INMETRO e do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO). Atualmente, é membro da Comissão de Ética no Uso de Animais da UNIFASE e da Comissão de Implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Campus. Atua no planejamento de ambientes limpos para o processamento de células e Produtos de Terapias Avançadas, em atendimento às normas regulamentadoras relacionadas.
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Luciana Camilo
Desenvolvimento de ferramentas para padronização e qualidade na assistência clínica e na experimentação animal: elaboração de procedimentos operacionais padrão e técnicas de refinamento na pesquisa biomédica. Visa subsidiar os estudos sobre a utilização, a qualidade e os custos dos serviços e tecnologias em saúde na alta complexidade, sendo consideradas as dimensões de eficácia, efetividade, eficiência, acesso, segurança, equidade e adequação.
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Cherley Borba Vieira de Andrade
Atua na área de endocrinologia, fisiologia muscular e envelhecimento. Tem expertise em cultivo celular, manipulação animal e biologia molecular, com ênfase em qPCR. Atua na área de reprodução animal e humana, endocrinologia. Tem experiência nas áreas de Biologia Celular e Molecular, Microscopia Eletrônica de Transmissão e Varredura, Histologia e Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: placenta humana e murina, transportadores ABC e de nutrientes, fígado, pâncreas e sistema muscular murino.
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Julianna Dias Zeidler
Procuro alunos e empresas interessadas em atuar na interface entre a pesquisa básica e aplicada, com foco no diagnóstico de doenças infecciosas por técnicas moleculares e/ou dosagem de metabólitos por ensaio enzimático. Nosso objetivo é desenvolver novas abordagens que possam ser implementadas tanto na pesquisa científica quanto no mercado de diagnósticos. A colaboração com empresas parceiras é fundamental para impulsionar a inovação e garantir que os avanços científicos se traduzam em benefícios para a sociedade.
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Mariana Boechat de Abreu
Docente do IBCCF/UFRJ e vice- coordenadora da Comissão de ética para Uso de Animais da UFRJ. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Clínica e Reprodução Animal pela Universidade Federal Fluminense (2008), doutorado em Medicina y cirurgía Animal - Universidad Complutense de Madrid (2012) e Mestrado de ciência e Bem-Estar Animal da Universidade Autônoma de Barcelona (2019). Vinculada ao mestrado profissional para pesquisa Biomédica do IBCCF/UFRJ, orientadora na ênfase de “Fisiologia Aplicada à prática médica e translacional” e desenvolve pesquisa nas áreas de Dor e Hiperalgesia Induzida por Opioides, Refinamento em ciências de animais de laboratório e metodologia da pesquisa e reprodutibilidade na pesquisa biomédica. Colaboradora em pesquisa na Universidad Complutense de Madrid e no Instituto de ciência e tecnologia em Biomodelos (ICTB, Fiocruz). Ministra cursos na área de ciência de animais de laboratório no Brasil e Panamá. Faz parte da equipe coordenadora da Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade (https://www.reprodutibilidade.bio.br/) desde 2019 e participa da Rede Brasileira de Reprodutibilidade desde 2023. Faz parte da equipe coordenadora da Brazilian Reproducibility Initiative in preclinical Systematic review and meta-Analysis (BRISA).
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Mariana Avila
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre e doutora em ciências biológicas (fisiologia) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF/UFRJ). Atua como fisioterapeuta staff e preceptora de residência no CTI cardíaco do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE/UERJ), é coordenadora de ensino e pesquisa do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) e vice-coordenadora da comissão de residência multiprofissional em saúde da Secretaria de Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (COREMU SES-RJ). Tem experiência nas áreas de cardiointensivismo, fisioterapia cardiorrespiratória em terapia intensiva cardiológica, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, recrutamento alveolar, reabilitação cardíaca fase I, pré e pós-operatório de cirurgia cardiovascular, testes funcionais, fisiologia cardiorrespiratória. Ênfase: Fisiologia aplicada à prática Médica.
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Tania Ortiga
No Laboratório de Endocrinologia Translacional, nossas linhas de pesquisa são direcionadas para a fisiologia endócrina e a fisiologia da reprodução. Como modelos experimentais, temos: camundongos, cultura de células e linhas de pesquisas que lidam diretamente com pacientes com alterações endócrinas e reprodutivas.
Dentro da ênfase de Reprodução Assistida do Mestrado Profissional, a Professora Tânia Ortiga atua em parcerias com Clínicas de Reprodução Assistida que tragam profissionais interessados em desenvolver projetos dentro desta área em seu local de trabalho.
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Mauricio de Sant Anna Junior
Atualmente é Professor Adjunto III (D303) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) dentre as disciplinas ministradas é supervisor de estágio no Hospital Federal dos Servidores do Estado (Clínica Médica, UTI e UCO), além de professor permanente e orientador do Programa de Mestrado Profissional de Formação para a Pesquisa Biomédica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF - UFRJ). Participa como membro do conselho científico e revisor dos periódicos Journal of Physical Therapy, Journal of Cardiology and Therapy, Journal of Novel Physiotherapy and Physical Rehabilitation, Global Journal of Obesity, diabete e Journal of Neurology, Neurological Science and Disorders, além de pesquisador líder do Grupo de Estudos em Reabilitação na Alta Complexidade (GERAC) atuando na linha de pesquisa Aspectos físico-funcionais em reabilitação Intra-hospitalar.
Saiba mais sobre o Prof. AQUI!
Regina Coeli dos Santos Goldenberg
Atua na área de Fisiologia do sistema digestório, com ênfase em Fisiologia Hepática, na área de Biologia Celular, com ênfase em cultivo celular, e na área de Bioengenharia Tecidual, com ênfase na geração de fígados bio-artificiais. As áreas de destaque na pesquisa envolvem comunicação intercelular, células-tronco e terapias celulares hepáticas. Formou 35 mestres e 23 doutores. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Terapia Celular e Gênica (ABTCel-Gen: 2010-2012 e 2019-2021), Responsável Técnica Adjunta do Centro de Tecnologia Celular do Instituto Nacional de Cardiologia (CTC-INC) desde 2014, da comissão do Latin American Affairs Committee of Tissue Engineering and Regenerative Medicine International Society (TERMIS) desde 2018 e coordenadora adjunta da Rede Nacional de Especialistas em Terapias Avançadas RENETA-ANVISA desde 2020. Editou dois livros na área de células-tronco,19 capítulos de livros e mais de 97 artigos publicados em revistas de impacto internacional. É Cientista do Nosso Estado (CNE-FAPERJ).
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Tais Hanae Kasai Brunswick
Atualmente é Professora Adjunta do CENABIO/UFRJ e Diretora da Unidade de Imageamento de Pequenos Animais desde 2020. Tem experiência na área de medicina regenerativa atuando nos seguintes temas: geração e caracterização de células-tronco de pluripotência induzida, diferenciação cardíaca com ênfase no estudo de doenças cardiovasculares, investigação dos mecanismos genéticos e celulares da cardiotoxicidade induzida por quimioterápicos em modelos in vitro (iPSC) e in vivo, além de estudos de modelagem de canalopatias utilizando iPSC. Desenvolve atividades ligadas ao empreendedorismo e inovação no que tange a diagnósticos genéticos em doenças cardiovasculares. É bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado, Professora Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (SINAES-INEP) do Ministério da Educação, coordenadora adjunta da Rede Nacional de Genômica Cardiovascular e faz parte da Equipe de Desenvolvimento e Avaliação de Produtos da Rede Nacional de Especialistas em Terapias Avançadas, RENETA.
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Tiago Batista da Costa Xavier
É professor do curso de Fisioterapia do IFRJ. Supervisor de estágio curso de fisioterapia do IFRJ no Hospital Federal dos Servidores do Estado - RJ. Tem experiência em docência na área de ciências, com ênfase em Farmacologia e em Fisioterapia em terapia intensiva. (Cursos, aulas de graduação e pós graduação). Experiência profissional em fisioterapia ambulatorial, pós-operatório geral e cirurgia cardíaca, transplantes hepático, transplante pulmonar e terapia intensiva.
Saiba mais sobre o Prof. AQUI!
Isalira Peroba Rezende Ramos
Atua como organizadora e avaliadora em eventos de extensão e divulgação cientifica. É Tecnóloga-Especialista em Fluorescência/bioluminescência em Células e Animais de Pequeno Porte e responsável pela Plataforma de Rastreamento In Vivo por Bioluminescência/fluorescência do CENABIO/UFRJ. Possui experiência nas áreas de Bioluminescência/fluorescência, Doença de Chagas, Infarto Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca e Hepática, Quimioterapia, Radioterapia, Ecocardiografia, Ultrassonografia Hepática, Ressonância Magnética Cardíaca e hepática e Bioterismo. Atuou como professora especialista em Bioluminescência/fluorescência do CENABIO/UFRJ (2016-2017). Membro da Comissão de Ética de Uso de Animais, CEUA/UFRJ, desde 2018.
Saiba mais sobre a Profa. AQUI!
Rodrigo Soares Fortunato
Atualmente é professor Associado III do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - UFRJ, atuando em estudos relacionados à disfunções endocrino-metabólicas, homeostase redox e instabilidade genômica. É membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia) (CAPES 7) e do Programa de Pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) (CAPES 5), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Coordenador Adjunto do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia) (2018-2022). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia), Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ - Nível 1C.
Saiba mais sobre a Prof. AQUI!
Johnatas Dutra Silva
Professor Adjunto do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, com ampla experiência em Fisiologia Respiratória e Terapias Avançadas para Doenças Pulmonares. Atuou como Marie Curie Research Fellow na Queen’s University Belfast e realizou pós-doutorado no IBCCF-UFRJ, investigando o papel de células-tronco mesenquimais e suas vesículas extracelulares na disfunção mitocondrial, senescência celular e inflamação pulmonar. Doutor e mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela UFRJ, com doutorado sanduíche na Hungria, é graduado em Fisioterapia. Domina técnicas avançadas em modelos 3D, biologia molecular e análise funcional pulmonar. Atua no ensino de Bases Morfofuncionais, na formação de pesquisadores e em ações de extensão voltadas à integração entre ciência e sociedade.
Saiba mais sobre o Prof. AQUI!
Luzia da Silva Sampaio
Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2008). Mestre e Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica - 2018 e 2014) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ). Realizou Doutorado Sanduíche no Endocannabinoid Research Group, Consiglio Nazionale delle Ricerche, Pozzuoli – Nápoles, Itália. Possui Pós-doutorados no IBCCF/UFRJ: como bolsista PNPD/CAPES nas modalidades Fisiologia, como bolsista FAPERJ Nota 10 e FAPERJ sênior na modalidade biofísica, com ênfase em Neurociências. Sua pesquisa dedica-se intensamente ao estudo do sistema endocanabinoide e da farmacologia de fitocanabinoides e produtos derivados de Cannabis, investigando sua atuação em doenças neurológicas, renais e metabólicas. Projetos incluem a avaliação da resposta a produtos de Cannabis em modelos pré-clínicos de transtornos do neurodesenvolvimento e neurológicos, bem como a caracterização do sistema endocanabinoide em lesões renais. Possui expertise em sinalização celular, modulação de proteínas cinases, neurotransmissores e transportadores, e no papel de moléculas lipídicas bioativas. Atua como Colaboradora Voluntária no IBCCF/UFRJ e co-orienta alunos de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. É Coordenadora e Membro do Grupo Técnico de Trabalho de Cannabis do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ). Atua como especialista em discussões regulatórias sobre produtos de Cannabis. Fundadora e coordenadora do TimeCannabis, um projeto de divulgação científica da UFRJ, criado para combater o desconhecimento e a desinformação sobre o uso terapêutico de produtos à base de Cannabis e a fisiologia do Sistema Endocanabinoide. Desenvolve produtos profissionais como escalas de avaliação, protocolos clínicos e guias de boas práticas, com impacto na prática clínica e nas políticas públicas de saúde.
Saiba mais sobre o Profa. AQUI!
Fernanda Ferreira Cruz
Médica graduada pela Faculdade de Medicina da UFRJ (2011/02). Doutora em Ciências Biológicas (Fisiologia), IBCCF, UFRJ (2013). Pós-doutorado em medicina regenerativa e bioengenharia, de 2013 a 2014, na Faculdade de Medicina da Universidade de Vermont (Estados Unidos). Pós doutorado no IBCCF, UFRJ (Bolsa Jovens Talentos - CNPq, 2014-2017; Bolsa Nota Dez - FAPERJ, 2017-2018). Atualmente Professora Adjunta no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora B do CNPq (Pq2: 2019-2025). Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, desde 2019). Lidera projetos clínicos em busca de biomarcadores associados a diagnóstico, gravidade, prognóstico e responsividade terapêutica em doenças pulmonares, destacando-se as doenças intersticiais pulmonares, asma, DPOC e câncer de pulmão; além de estudos translacionais explorando as células mesenquimais estromais, vesículas extracelulares e mitocôndrias como estratégia terapêutica em pneumologia.
Saiba mais sobre o Profa. AQUI!



