eua brasil brasil

Lupa.png

 

Ênfase voltada ao estudo das alterações fisiológicas na saúde e na doença, avalia como princípios fisiológicos podem ser utilizados para aprimorar diagnósticos e tratamentos. Foca na integração de dados clínicos e laboratoriais, visando desenvolver terapias personalizadas e melhorar a compreensão das doenças, promovendo aprimoramento de resultados na saúde dos pacientes.


Docentes da Linha de Pesquisa

Marlon Lemos Dias

07 10 Aislan de Carvalho VivariniO Dr. Marlon Lemos Dias atua nas grandes áreas de bioengenharia, medicina regenerativa e fisiologia hepática e gastrointestinal. Seus estudos se concentram no uso dos arcabouços acelulares oriundos do processo de descelularização com o objetivo de eliminar o problema crescente da escassez de fígados para transplante. O seu interesse de investigação está no desenvolvimento de novas tecnologias para a substituição de órgãos, utilizando abordagens de medicina regenerativa como o transplante de fígados descelularizados, a recelularização in vivo, o cultivo 3D, os organóides e a produção de hidrogéis baseados em matriz extracelular.

Saiba mais sobre o Prof. AQUI

Flavia Fonseca Bloise

08 10 Flavia Fonseca BloiseA Profa. Flavia Fonseca Bloise está lotada no Laboratório de Endocrinologia Translacional do IBCCF onde atua em temas de difusão científica, biologia molecular, cultivo celular, fisiologia e estudos translacionais associados às miopatias e ao envelhecimento. Usa abordagens de biologia molecular, manipulação animal e cultivo celular para estudar a interrelação do sistema endócrino, inflamação com a fisiologia do músculo esquelético no contexto de sepse e no envelhecimento.

Saiba mais sobre a Profa. AQUI

Rosana Bizon Vieira Carias

08 10 Rosana BizonObjetivos da linha de pesquisa: Desenvolver atividades tecnológicas e científicas na área de biologia celular, com ênfase em metodologias de cultivo primário de células e ensaios de controle de qualidade celular, aplicáveis a toxicologia in vitro e medicina regenerativa; Elaborar e conduzir estudos pré-clínicos com uso de modelos de cultivo celular in vitro; Fornecer produtos obtidos a partir de células e tecidos humanos para a pesquisa clínica translacional; Fornecer produtos obtidos através de terapia celular para a pesquisa clínica translacional.

Possui graduação em Farmácia com habilitação em Farmácia Industrial (1996) e Mestrado em Ciências Morfológicas (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) (2017). Desde 2017, é Professora Adjunta da Faculdade de Medicina de Petrópolis / Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (FMP/UNIFASE) e Pesquisadora do Laboratório de Medicina Regenerativa FMP/UNIFASE. Na Pós-Graduação, é orientadora do curso pós-graduação stricto sensu na modalidade profissional Formação para a Pesquisa Biomédica (MPB) do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade federal do Rio de Janeiro (IBCCF-UFRJ), do PPGBiotec do INMETRO e do Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO). Atualmente, é membro da Comissão de Ética no Uso de Animais da UNIFASE e da Comissão de Implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Campus. Atua no planejamento de ambientes limpos para o processamento de células e Produtos de Terapias Avançadas, em atendimento às normas regulamentadoras relacionadas.

Saiba mais sobre a Profa. AQUI

Luciana Camilo

07 10 Isabele Barbiere dos SantosDesenvolvimento de ferramentas para padronização e qualidade na assistência clínica e na experimentação animal: elaboração de procedimentos operacionais padrão e técnicas de refinamento na pesquisa biomédica. Visa subsidiar os estudos sobre a utilização, a qualidade e os custos dos serviços e tecnologias em saúde na alta complexidade, sendo consideradas as dimensões de eficácia, efetividade, eficiência, acesso, segurança, equidade e adequação.

Saiba mais sobre a Profa. AQUI

Cherley Borba Vieira de Andrade

07 10 Sônia RozentalAtua na área de endocrinologia, fisiologia muscular e envelhecimento. Tem expertise em cultivo celular, manipulação animal e biologia molecular, com ênfase em qPCR. Atua na área de reprodução animal e humana, endocrinologia. Tem experiência nas áreas de Biologia Celular e Molecular, Microscopia Eletrônica de Transmissão e Varredura, Histologia e Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: placenta humana e murina, transportadores ABC e de nutrientes, fígado, pâncreas e sistema muscular murino.

Saiba mais sobre a Profa. AQUI

Julianna Dias Zeidler

08 10 Julianna Zeidler 2Procuro alunos e empresas interessadas em atuar na interface entre a pesquisa básica e aplicada, com foco no diagnóstico de doenças infecciosas por técnicas moleculares e/ou dosagem de metabólitos por ensaio enzimático. Nosso objetivo é desenvolver novas abordagens que possam ser implementadas tanto na pesquisa científica quanto no mercado de diagnósticos. A colaboração com empresas parceiras é fundamental para impulsionar a inovação e garantir que os avanços científicos se traduzam em benefícios para a sociedade.

Saiba mais sobre a Profa. AQUI

Mariana Boechat de Abreu

08 10 mariana avilaDocente do IBCCF/UFRJ e vice- coordenadora da Comissão de ética para Uso de Animais da UFRJ. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Clínica e Reprodução Animal pela Universidade Federal Fluminense (2008), doutorado em Medicina y cirurgía Animal - Universidad Complutense de Madrid (2012) e Mestrado de ciência e Bem-Estar Animal da Universidade Autônoma de Barcelona (2019). Vinculada ao mestrado profissional para pesquisa Biomédica do IBCCF/UFRJ, orientadora na ênfase de “Fisiologia Aplicada à prática médica e translacional” e desenvolve pesquisa nas áreas de Dor e Hiperalgesia Induzida por Opioides, Refinamento em ciências de animais de laboratório e metodologia da pesquisa e reprodutibilidade na pesquisa biomédica. Colaboradora em pesquisa na Universidad Complutense de Madrid e no Instituto de ciência e tecnologia em Biomodelos (ICTB, Fiocruz). Ministra cursos na área de ciência de animais de laboratório no Brasil e Panamá. Faz parte da equipe coordenadora da Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade (https://www.reprodutibilidade.bio.br/) desde 2019 e participa da Rede Brasileira de Reprodutibilidade desde 2023. Faz parte da equipe coordenadora da Brazilian Reproducibility Initiative in preclinical Systematic review and meta-Analysis (BRISA).

Saiba mais sobre a Profa. AQUI

Mariana Avila

08 10 mariana avilaGraduada em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre e doutora em ciências biológicas (fisiologia) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF/UFRJ). Atua como fisioterapeuta staff e preceptora de residência no CTI cardíaco do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE/UERJ), é coordenadora de ensino e pesquisa do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) e vice-coordenadora da comissão de residência multiprofissional em saúde da Secretaria de Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (COREMU SES-RJ). Tem experiência nas áreas de cardiointensivismo, fisioterapia cardiorrespiratória em terapia intensiva cardiológica, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, recrutamento alveolar, reabilitação cardíaca fase I, pré e pós-operatório de cirurgia cardiovascular, testes funcionais, fisiologia cardiorrespiratória. Ênfase: Fisiologia aplicada à prática Médica.

Saiba mais sobre a Profa. AQUI

Tania Ortiga

07 10 Isabele Barbiere dos SantosNo Laboratório de Endocrinologia Translacional, nossas linhas de pesquisa são direcionadas para a fisiologia endócrina e a fisiologia da reprodução. Como modelos experimentais, temos: camundongos, cultura de células e linhas de pesquisas que lidam diretamente com pacientes com alterações endócrinas e reprodutivas.
Dentro da ênfase de Reprodução Assistida do Mestrado Profissional, a Professora Tânia Ortiga atua em parcerias com Clínicas de Reprodução Assistida que tragam profissionais interessados em desenvolver projetos dentro desta área em seu local de trabalho.

Saiba mais sobre a Profa. AQUI

Mauricio de Sant Anna Junior

05 11 MPB Mauricio de Sant AnnaAtualmente é Professor Adjunto III (D303) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) dentre as disciplinas ministradas é supervisor de estágio no Hospital Federal dos Servidores do Estado (Clínica Médica, UTI e UCO), além de professor permanente e orientador do Programa de Mestrado Profissional de Formação para a Pesquisa Biomédica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF - UFRJ). Participa como membro do conselho científico e revisor dos periódicos Journal of Physical Therapy, Journal of Cardiology and Therapy, Journal of Novel Physiotherapy and Physical Rehabilitation, Global Journal of Obesity, diabete e Journal of Neurology, Neurological Science and Disorders, além de pesquisador líder do Grupo de Estudos em Reabilitação na Alta Complexidade (GERAC) atuando na linha de pesquisa Aspectos físico-funcionais em reabilitação Intra-hospitalar.

Saiba mais sobre o Prof. AQUI

Regina Coeli dos Santos Goldenberg

05 11 MPB Regina Coeli dos Santos GoldenbergAtua na área de Fisiologia do sistema digestório, com ênfase em Fisiologia Hepática, na área de Biologia Celular, com ênfase em cultivo celular, e na área de Bioengenharia Tecidual, com ênfase na geração de fígados bio-artificiais. As áreas de destaque na pesquisa envolvem comunicação intercelular, células-tronco e terapias celulares hepáticas. Formou 35 mestres e 23 doutores. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Terapia Celular e Gênica (ABTCel-Gen: 2010-2012 e 2019-2021), Responsável Técnica Adjunta do Centro de Tecnologia Celular do Instituto Nacional de Cardiologia (CTC-INC) desde 2014, da comissão do Latin American Affairs Committee of Tissue Engineering and Regenerative Medicine International Society (TERMIS) desde 2018 e coordenadora adjunta da Rede Nacional de Especialistas em Terapias Avançadas RENETA-ANVISA desde 2020. Editou dois livros na área de células-tronco,19 capítulos de livros e mais de 97 artigos publicados em revistas de impacto internacional. É Cientista do Nosso Estado (CNE-FAPERJ).

Saiba mais sobre a Profa. AQUI

Tais Hanae Kasai Brunswick

05 11 MPB Tais Hanae Kasai BrunswickAtualmente é Professora Adjunta do CENABIO/UFRJ e Diretora da Unidade de Imageamento de Pequenos Animais desde 2020. Tem experiência na área de medicina regenerativa atuando nos seguintes temas: geração e caracterização de células-tronco de pluripotência induzida, diferenciação cardíaca com ênfase no estudo de doenças cardiovasculares, investigação dos mecanismos genéticos e celulares da cardiotoxicidade induzida por quimioterápicos em modelos in vitro (iPSC) e in vivo, além de estudos de modelagem de canalopatias utilizando iPSC. Desenvolve atividades ligadas ao empreendedorismo e inovação no que tange a diagnósticos genéticos em doenças cardiovasculares. É bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado, Professora Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (SINAES-INEP) do Ministério da Educação, coordenadora adjunta da Rede Nacional de Genômica Cardiovascular e faz parte da Equipe de Desenvolvimento e Avaliação de Produtos da Rede Nacional de Especialistas em Terapias Avançadas, RENETA.

Saiba mais sobre a Profa. AQUI

Tiago Batista da Costa Xavier

05 11 MPB Tiago BatistaÉ professor do curso de Fisioterapia do IFRJ. Supervisor de estágio curso de fisioterapia do IFRJ no Hospital Federal dos Servidores do Estado - RJ. Tem experiência em docência na área de ciências, com ênfase em Farmacologia e em Fisioterapia em terapia intensiva. (Cursos, aulas de graduação e pós graduação). Experiência profissional em fisioterapia ambulatorial, pós-operatório geral e cirurgia cardíaca, transplantes hepático, transplante pulmonar e terapia intensiva.

Saiba mais sobre o Prof. AQUI

Isalira Peroba Rezende Ramos

05 11 MPB Isalira Peroba Rezende RamosAtua como organizadora e avaliadora em eventos de extensão e divulgação cientifica. É Tecnóloga-Especialista em Fluorescência/bioluminescência em Células e Animais de Pequeno Porte e responsável pela Plataforma de Rastreamento In Vivo por Bioluminescência/fluorescência do CENABIO/UFRJ. Possui experiência nas áreas de Bioluminescência/fluorescência, Doença de Chagas, Infarto Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca e Hepática, Quimioterapia, Radioterapia, Ecocardiografia, Ultrassonografia Hepática, Ressonância Magnética Cardíaca e hepática e Bioterismo. Atuou como professora especialista em Bioluminescência/fluorescência do CENABIO/UFRJ (2016-2017). Membro da Comissão de Ética de Uso de Animais, CEUA/UFRJ, desde 2018.

Saiba mais sobre a Profa. AQUI

Rodrigo Soares Fortunato  

05 11 MPB Isalira Peroba Rezende RamosAtualmente é professor Associado III do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - UFRJ, atuando em estudos relacionados à disfunções endocrino-metabólicas, homeostase redox e instabilidade genômica. É membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia) (CAPES 7) e do Programa de Pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) (CAPES 5), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Coordenador Adjunto do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia) (2018-2022). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Fisiologia), Cientista do Nosso Estado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ - Nível 1C.

Saiba mais sobre a Prof. AQUI

Johnatas Dutra Silva

14 11 MPB professora DéboraProfessor Adjunto do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, com ampla experiência em Fisiologia Respiratória e Terapias Avançadas para Doenças Pulmonares. Atuou como Marie Curie Research Fellow na Queen’s University Belfast e realizou pós-doutorado no IBCCF-UFRJ, investigando o papel de células-tronco mesenquimais e suas vesículas extracelulares na disfunção mitocondrial, senescência celular e inflamação pulmonar. Doutor e mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela UFRJ, com doutorado sanduíche na Hungria, é graduado em Fisioterapia. Domina técnicas avançadas em modelos 3D, biologia molecular e análise funcional pulmonar. Atua no ensino de Bases Morfofuncionais, na formação de pesquisadores e em ações de extensão voltadas à integração entre ciência e sociedade.

Saiba mais sobre o Prof. AQUI

Luzia da Silva Sampaio

14 11 MPB professora DéboraFarmacêutica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2008). Mestre e Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica - 2018 e 2014) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ). Realizou Doutorado Sanduíche no Endocannabinoid Research Group, Consiglio Nazionale delle Ricerche, Pozzuoli – Nápoles, Itália. Possui Pós-doutorados no IBCCF/UFRJ: como bolsista PNPD/CAPES nas modalidades Fisiologia, como bolsista FAPERJ Nota 10 e FAPERJ sênior na modalidade biofísica, com ênfase em Neurociências. Sua pesquisa dedica-se intensamente ao estudo do sistema endocanabinoide e da farmacologia de fitocanabinoides e produtos derivados de Cannabis, investigando sua atuação em doenças neurológicas, renais e metabólicas. Projetos incluem a avaliação da resposta a produtos de Cannabis em modelos pré-clínicos de transtornos do neurodesenvolvimento e neurológicos, bem como a caracterização do sistema endocanabinoide em lesões renais. Possui expertise em sinalização celular, modulação de proteínas cinases, neurotransmissores e transportadores, e no papel de moléculas lipídicas bioativas. Atua como Colaboradora Voluntária no IBCCF/UFRJ e co-orienta alunos de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. É Coordenadora e Membro do Grupo Técnico de Trabalho de Cannabis do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF-RJ). Atua como especialista em discussões regulatórias sobre produtos de Cannabis. Fundadora e coordenadora do TimeCannabis, um projeto de divulgação científica da UFRJ, criado para combater o desconhecimento e a desinformação sobre o uso terapêutico de produtos à base de Cannabis e a fisiologia do Sistema Endocanabinoide. Desenvolve produtos profissionais como escalas de avaliação, protocolos clínicos e guias de boas práticas, com impacto na prática clínica e nas políticas públicas de saúde.

Saiba mais sobre o Profa. AQUI

Fernanda Ferreira Cruz

14 11 MPB professora DéboraMédica graduada pela Faculdade de Medicina da UFRJ (2011/02). Doutora em Ciências Biológicas (Fisiologia), IBCCF, UFRJ (2013). Pós-doutorado em medicina regenerativa e bioengenharia, de 2013 a 2014, na Faculdade de Medicina da Universidade de Vermont (Estados Unidos). Pós doutorado no IBCCF, UFRJ (Bolsa Jovens Talentos - CNPq, 2014-2017; Bolsa Nota Dez - FAPERJ, 2017-2018). Atualmente Professora Adjunta no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora B do CNPq (Pq2: 2019-2025). Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, desde 2019). Lidera projetos clínicos em busca de biomarcadores associados a diagnóstico, gravidade, prognóstico e responsividade terapêutica em doenças pulmonares, destacando-se as doenças intersticiais pulmonares, asma, DPOC e câncer de pulmão; além de estudos translacionais explorando as células mesenquimais estromais, vesículas extracelulares e mitocôndrias como estratégia terapêutica em pneumologia.

Saiba mais sobre o Profa. AQUI

Topo